quarta-feira, agosto 11, 2010

Eu sou a Natureza, a Mãe de todos os deuses...


ISIS RAINHA DE TODAS AS COISAS

Eu sou a Natureza, Mãe de todas as coisas, a senhora de todos os elementos, a primordial progênie dos séculos a suprema das divindades.
A rainha dos mortos, a primeira das celestiais e a uniforme representante das Deusas e dos Deuses; eu que governo com o meu aceno as alturas luminosas do céu, as suaves brisas do mar e os nefastos silêncios dos infernos, e cuja única divindade toda a humanidade venera debaixo de múltiplas formas, sob vários rituais e debaixo de muitos nomes, sou adorada em toda à parte.
Cada nação tem o seu nome próprio para mim, vendo apenas um dos meus mitos, adorando-me com apenas um dos seus ritos.
Na antiga Frígia sou Pessinuntica, mãe dos deuses; para os áticos autóctones, Minerva Cecrópia; os flutuantes cípricos me chamam Vênus Pafia; em Atenas, onde os homens nascem do próprio solo, sou Artémis; na ilha de Chipre sou a dourada Afrodite.
Os arqueiros cretenses chamam-me Diana Dyctinna, os Sicilianos trilingues Proserpina, e os Eleusinos a intemporal Mãe dos cereais a Deusa Ceres.

Uns chamam-me Juno, outros Bellona das batalhas outros Hecate ou Rhanumbia. Mas há os que me conhecem melhor, aqueles que são iluminados pelos primeiros raios do Deus Sol nascente, os etíopes, os ários e os egípcios, abalizados na antiga ciência, adoram-me em cerimônias próprias e me chamam pelo meu nome verdadeiro, a Rainha Isis

Pára, pois agora de chorar, pois vim ajudar-te: olhei lá de cima e vi as mágoas da tua vida e tive piedade dos teus infortúnios... Por isso seca as tuas lágrimas e rebate a tristeza. Tudo vai mudar em breve e sob a minha luz vigilante a tua vida será refeita, renovada.

Vim meu filho em resposta às tuas orações.

(Adaptação livre do texto d’ “O Burro de Ouro” de APULEIO)



no Antigo Egipto

ISIS FOI ADORADA DURANTE MILHARES DE ANOS


Na sua festa “Noite do Berço” a 17 de Julho, que é também a festa da deusa Nut sua mãe e deusa do céu, eram ambas veneradas porque
“a mãe dá à luz a filha e a filha dá à luz a mãe”.

Da Imagem de Ísis com o filho Hórus, é decalcada a Virgem Maria
e como vimos, outras Deusas ao longo dos milénios...

***
Por Ísis, existe o céu.
Por Ísis, existe a terra.

Por sua vontade os ventos sopram no deserto
E o sol brilha com doçura.

Pela sua graça, o rio enche na primavera
E as plantas dão os seus frutos.

Por Ísis, vivemos e crescemos fortes,
Por Ísis, e só por ela, respiramos e damos graças.
***
In “O Caminho da Deusa” - Patrícia Monaghan

Sem comentários: