terça-feira, agosto 30, 2022

AS MULHERES NO EGIPTO ANTIGO




AINDA AOS OLHOS DA MODERNIDAD
E... 

"Uma história sobre um papiro que data do século II d.C. relata que a deusa Ísis, concedendo presentes à humanidade, deu tanto poder e honra às mulheres quanto ela deu aos homens. Este conto reflete o status alta que as mulheres desfrutavam no antigo Egito.

Uma mulher egípcia poderia possuir propriedades em seu próprio nome e ter profissões que lhe davam liberdade económica de parentes do sexo masculino (as mulheres podiam praticar medicina, lidar com dinheiro e fazer transações imobiliárias). Uma esposa tinha direito a um terço de qualquer propriedade que possuísse juntamente com o marido e, após a sua morte, poderia dar a sua propriedade a quem ela quisesse, homem ou mulher. As mulheres egípcias eram iguais no sistema judicial e podiam agir como testemunhas, queixosas ou réus (como entenderíamos esses termos hoje). As mulheres eram responsáveis pelos crimes que cometeram e teriam de ser julgadas como qualquer homem.
As mulheres casadas eram conhecidas pelo título de "Mistress of the House" e a maioria do tempo das mulheres era gasto a cuidar da casa e das crianças. As suas responsabilidades incluem criar crianças (a menos que ela fosse rica o suficiente para poder pagar um escravo para o propósito) limpar a casa, costurar, consertar e fazer roupas, fornecer refeições para o lar e gerir as contas. Mesmo assim, há amplas evidências de mulheres que tendem a tarefas fora de casa, como o cuidado com a pecuária, a fiscalização dos trabalhadores nos campos (mesmo fazendo ela própria o trabalho de campo) a manutenção de ferramentas, compra e venda de escravos e reais estatutos @[1:10] e participando do comércio do mercado (todos estes direitos e responsabilidades, nesta medida, as mulheres da Suméria e da Grécia nunca tiveram).
Os Textos da Sabedoria Egípcia admoestam os maridos a tratarem bem as suas esposas, uma vez que o equilíbrio entre o macho e a fêmea resultou em harmonia (conhecida como ma'at) que era valorizada pelos deuses e, especialmente, pela grande deusa Ma'at, da Justiça e  da Verdade. O casamento era considerado um pacto entre marido e mulher por um compromisso para toda a vida de parceria igual e companheirismo que só poderia ser quebrado pela morte (que era a vontade dos deuses, não dos parceiros individuais de casamento) embora o divórcio era comum na prática.
Embora as mulheres em todos os níveis da sociedade egípica continuassem a depender em grande parte dos homens da família para sustento e status, as mulheres egípcias gozavam de maiores liberdades e responsabilidades do que as mulheres em qualquer outro lugar do mundo conhecido naquela época. A maneira cosmopolita e culta das mulheres egípcias é frequentemente enfatizada em pinturas de túmulos e relevos.
Os túmulos retratam mulheres em várias ocupações, como cantoras, músicos, dançarinos, servos, cervejeiros, padeiros, lutos profissionais, sacerdotisas e como esposas, filhas e mães obedientes. As mulheres sempre foram mostradas como jovens com ênfase na forma feminina. Nas pinturas de túmulos a esposa, irmãs e mãe de um homem parecem ter a mesma idade porque representações de velhice numa mulher (passados os anos férteis) eram consideradas desrespeitosas com o indivíduo que, afinal, seria jovem e bonita novamente depois de tudo ocultando o corpo e entrando na vida após a morte de O Campo de Reeds.
As mulheres continuaram a ser altamente respeitadas no Egito e a ter direitos iguais aos dos homens até a vinda do Cristianismo que pregou a inferioridade das mulheres aos homens e segurou o exemplo de Eva do Livro Bíblico de Gênesis como o sta duplicito ndard pelo qual todas as mulheres deveriam ser julgadas. Quando o Islão foi trazido para o Egito pelas forças muçulmanas conquistadoras, as mulheres desfrutavam de menos liberdades do que tinham sob o cristianismo e os dons da deusa Ísis, concedidos igualmente a homens e mulheres, foram esquecidos.

Autor: Joshua J Mark
Fonte: História Mundial. Org

Sem comentários: